Localizado as margens do Rio Paraguaçu, possui dois resortes para hospedagem, bares, restaurantes, lancha e barcos de passeio, balsa para travessia entre os municípios de Santo Estevão e Cabaceiras do Paraguaçu, cidade que nasceu, e viveu alguns anos, o grande poeta dos escravos, o saudoso Castro Alves.
A Casa do Poeta se mantem preservada e aberta para visitação pública. O Rio Paraguaçu é utilizado para a prática de esportes náuticos; passeios e encontro de jet ski, realização de Torneio de Pesca do Circuito Baiano de Pesca Esportiva, realização do Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem Velocidade e Paracanoagem e etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem.
No local acontece a tradicional Lavagem do Porto Castro Alves, com a realização do cortejo das baianas com a charanga e shows com artistas locais e de destaque no cenário regional e nacional. Já está em execução o projeto de requalificação total do local com a construção do Complexo Turístico Balneário do Porto Castro Alves, consolidando a região com potencial turístico às margens do Rio Paraguaçu.
Destaque: Belezas naturais do Lago Pedra do Cavalo/Rio Paraguaçu; Lavagem do Porto Castro Alves; Torneio de Pesca Esportiva e restaurantes rurais como o Bar da Eurides e Bar do Zeca, dentre outros.