Conheça Santo Estevão

Conheça Santo Estêvão: a Joia do Paraguaçu

Santo Estêvão, a Joia do Paraguaçu é conhecida pela sua beleza, ruas e avenidas amplas e arborizadas, suas lagoas, parques e jardins e pela exuberância do Rio Paraguaçu, onde está sendo construído o maior Complexo Turístico da região. Marcado pela hospitalidade e alegria do seu povo, o município é dotado de completa infraestrutura, o que tem atraído muitos investidores, impulsionando, assim, a economia local. Margeada pela principal rodovia, a BR 116, com acesso duplicado, Santo Estêvão se tornou um rota privilegiada. Quem aqui chega, se apaixona. Difícil não se encantar com essa cidade que respira cultura, felicidade e muito aconchego.

O Município Santo Estêvão/BA faz parte da Zona Turística Caminhos do Sertão e integra o Mapa do Turismo Brasileiro, registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro e certificado pelo Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT.

Santo Estêvão é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se à latitude 12º25’49” sul e à longitude 39º15’05” oeste, com 242 metros de altitude. Faz parte do Vale do Paraguaçu e sua população é de 52.186 habitantes de acordo com a estimativa populacional em 2013, distribuídos em 366,597 km² de área.

História

A cidade surgiu através das incursões de um padre que estava a procura de água para os seus animais. Ele teria andado por dias, até chegar em um local que continha água, conhecido como “Riacho Salgado”, devido a sua água ser salobra. Isto teria ocorrido por volta de 1739. No ano de 1751 foi criada a freguesia de Santo Estêvão. Em 1827, tornou-se Distrito da Paz. Nessa época Santo Estêvão fazia parte de Cachoeira. Em 12 de julho de 1921 ocorreu a emancipação política de Santo Estêvão, desmembrando o novo município do território pertencente à Cachoeira. Em 21 de setembro do mesmo ano ocorreu a efetivação do novo município, sendo esta data feriado municipal.

A Prefeitura

O prédio da Prefeitura de Santo Estêvão foi construído no ano de 1935, no governo do prefeito Dr. João Borges de Cerqueira. Depois disso aconteceram reformas pontuais em 1983, em 1993, junto com a construção do Centro Administrativo, em 2001 e em 2006, onde houve a modernização das instalações do prédio, com uma arrojada arquitetura que une design moderno e otimização do espaço.

GEOGRAFIA

Localizada as margens da BR 116, na Microrregião de Feira de Santana, no Território de Identidade Portal do Sertão, tem como municípios vizinhos Ipecaetá, Rafael Jambeiro, Antônio Cardoso, Castro Alves e Cabaceiras do Paraguaçu. Tem a topografia em forma de tabuleiros, assim como Feira de Santana e clima comum ao agreste baiano. Santo Estêvão tem, uma geografia semelhante à de estados como Goiás e Tocantins, por ser de topografia plana. Sua urbanização é maior que 50%.

Scroll to Top